Na manhã de ontem, segunda-feira, 10 de setembro, a candidata a deputada federal Jaqueline Cassol (Progressistas) foi recebida pela psicóloga Daniele Naconechny da Clínica Ultraclin na cidade de Vilhena para tratar de um assunto importante lembrado na data que se faz alusão à prevenção ao suicídio.
A progressista que levantou a bandeira para atuar neste grave problema social, ouviu as orientações da profissional a fim de enriquecer ainda mais o seu conhecimento sobre os casos.
Explicou que em seu plano parlamentar tem como meta fortalecer os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos e Unidades Psiquiátricas. Comentou ainda sobre a importância de atuar na prevenção da doença silenciosa, através de parcerias, para que o tema seja tratado de forma contínua e não apenas no mês do chamado “setembro amarelo” ou qualquer outra data de campanha.
“A sociedade precisa ser conscientizada para quebrar o preconceito sobre o mal que assola muitas famílias brasileiras. As pessoas que mais sofrem são aquelas das comunidades carentes que não têm recurso financeiro nem mesmo para diagnosticar o quadro clínico muito menos para o tratamento”, comentou Jaqueline Cassol.
Daniele pontuou que é possível o poder público atuar na prevenção levando ações de inteligência emocional para crianças e jovens. “Eles precisam desenvolver atividades de inteligência emocional dentro das escolas, para que desde cedo os pequenos passem a reconhecer o que sente, como lidar com os próprios sentimentos e reconhecer as emoções dos outros”, disse.
A psicóloga parabenizou a iniciativa de Jaqueline Cassol por ter planejado a trabalhar para a prevenção da depressão e suicídio. “Parabéns por você ter esse olhar, pensando na conscientização”, disse.
Fonte: Assessoria