A comissão mista do Congresso Nacional, que analisa a medida provisória da criação do programa Médicos pelo Brasil (MP 890/2019), aprovou, nesta quarta-feira (25), o relatório com emendas que beneficiam os médicos brasileiros formados no exterior. A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) celebrou a aprovação, em especial a medida que determina aplicação do Revalida duas vezes por ano e a continuidade do programa Mais Médicos.
A sugestão de aumentar a periodicidade do Revalida foi apresentada pela deputada durante audiência pública na comissão mista para discutir a MP 890. Outros parlamentares também endossaram a proposta. Na ocasião, Jaqueline Cassol citou o exemplo da frequência na realização da prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). ASSISTA AQUI
VEJA TAMBÉM
Deputada Federal Jaqueline Cassol defende aplicação do Revalida ainda em 2019
“Estou imensamente satisfeita em ver que tudo o que pleiteamos nós conseguimos. Estamos unidos nesta causa, que não é somente dos médicos formados no exterior e suas famílias, mas de todos os brasileiros que anseiam por mais saúde nas comunidades”, ressaltou a parlamentar.
Pelo relatório, a realização do Revalida duas vezes ao ano terá a segunda etapa realizada em universidades públicas e privadas. O nível da prova será de graduação e a aprovação na primeira etapa terá validade pelos três certames seguintes.
Outro ponto importante contemplado pelo relatório aprovado hoje é a continuação do programa Mais Médicos, juntamente com o recém-criado Médicos pelo Brasil, defendida pela deputada. Para Jaqueline Cassol, “a manutenção do programa é uma excelente oportunidade para os médicos brasileiros formados no exterior atuar enquanto não é aplicada a prova do Revalida. Essa é uma luta que nós também abraçamos”, esclareceu.
O texto do Projeto de Lei de Conversão segue agora para apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados. A deputada federal Jaqueline Cassol, que integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Médicos Brasileiros Formados no Exterior e da Revalidação (FMBR), vai continuar atuando firme para a aprovação da matéria, juntamente com os demais parlamentares que defendem a causa. “Vencemos uma parte e vamos firmes para que passe também no plenário”, finalizou a deputada.
Fale com a deputada
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 3215-5242
Site: jaquelinecassol.com
Facebook: JaquelineCassolOficial
Instagram: @jaquelinecassol
Twitter: @jqcassol
Endereço: Gabinete 242 – Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília – DF
Fonte: Assessoria de Imprensa