A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) conseguiu, junto ao Governo Federal, o empenho de R$ 1,52 milhões para construir e equipar o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Cacoal. Os recursos, referentes às emendas do ex-senador Ivo Cassol (PP-RO), contemplam a construção do prédio, aquisição de material permanente, além de um veículo. A partir de agora, a prefeitura deverá elaborar o projeto e proceder a licitação para realização da obra.
Esta demanda foi apresentada pela deputada ao ex-senador, que prontamente atendeu a solicitação e destinou os recursos para Cacoal. Os Caps são unidades de tratamento especializados em doenças mentais e reinserção de pessoas que enfrentam transtornos comportamentais. Hoje, em Cacoal, o atendimento é feito em um prédio alugada pelo município. Para a deputada Jaqueline Cassol, é preciso dar prioridade nos investimentos em favor da saúde pública. “As pessoas que buscam atendimento no Caps precisam ter esse acesso com facilidade e rapidez. Estamos trabalhando para possibilitar essa obra e garantir que nossa população receba a atenção que merece”.
A coordenadora do Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) de Cacoal, departamento ligado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Marilda Crochi Selhorst, informou que é crescente a demanda para o Caps. “Todos os dias atendemos pessoas adoecidas mentalmente. Nós indicamos o Caps, mas a demanda é tão alta e a fila de espera tão grande que desmotiva a pessoa”. Marilda destacou que, embora as iniciativas privadas e ações do terceiro setor sejam imensamente importantes, é fundamental o apoio e investimento do poder público também no tratamento de crianças e jovens.
Trabalhar contra o adoecimento mental, ajudando as pessoas na gestão da emoção e valorização da vida foi um dos compromissos de campanha da deputada federal Jaqueline Cassol. Neste intuito ela tem elaborado um estudo das necessidades para destinar mais recursos, agora de suas próprias emendas parlamentares, para construção de outros Caps em mais municípios de Rondônia.
Projeto Despertar para a Vida
Além disso, a deputada Jaqueline Cassol está desenvolvendo o Projeto Despertar para a Vida, que tem ajudado pessoas no enfrentamento das doenças mentais. Através de palestras e capacitações com profissionais especializados, estão sendo repassadas informações capazes de auxiliar a população a detectar sinais de doenças como a depressão e ansiedade. O primeiro ciclo de palestras foi encerrado no último dia 12 de setembro com quase mil pessoas impactadas. O segundo ciclo de palestras está previsto para acontecer na primeira semana de outubro. “Quanto mais as pessoas entenderem sobre as doenças mentais, menos pessoas vão sofrer com depressão e ansiedade, por exemplo. Fiz um propósito de ajudar o máximo de pessoas que eu conseguir e assim estou fazendo, seja com a ações do projeto ou como deputada federal”, finalizou.
Jaqueline Cassol também atua na Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação (FPSA), onde é a coordenadora da Região Norte.
Fale com a deputada
E-mail: [email protected]
Telefone: (61) 3215-5242
Site: jaquelinecassol.com
Facebook: JaquelineCassolOficial
Instagram: @jaquelinecassol
Twitter: @jqcassol
Endereço: Gabinete 242 – Anexo IV – Câmara dos Deputados – Brasília – DF
Fonte: Assessoria de Imprensa